A utilização do óxido de etileno na esterilização de materiais de hemodinâmica é comprovadamente a metodologia mais eficiente. Traz várias vantagens para a hemodinâmica. O método garante a segurança na eliminação de microrganismos e preserva a integridade de materiais mais sensíveis, que não suportam altas temperaturas.
Vantagens do processamento de materiais de hemodinâmica em EPETO
O procedimento da Unistéril proporciona diversas vantagens aos seus clientes. Neste artigo, vamos destacar os principais benefícios:
-
Redução de custos
- Reduz a compra de material novo;
- Otimiza a vida útil de equipamentos e instrumentos;
- Reduz a compra de insumos na rotina da CME;
- Reduz custos dos procedimentos.
-
Segurança
A segurança na eliminação de microrganismos – como vírus, bactérias e fungos – é garantida pela alta difusibilidade e penetração do gás óxido de etileno. Com a adoção dos procedimentos, pacientes e profissionais da saúde estão resguardados em relação ao risco de infecções e contaminação. Os materiais passam por limpeza, descontaminação, controle de qualidade, esterilização com óxido de etileno e saem da Unistéril prontos para uso.
-
Qualidade
Os materiais processados na Unistéril passam por altos padrões de controle de qualidade. Experiência comprovada por 18 anos. Todo o processo é normatizado e regulamentado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). A busca pela excelência do serviço é constante.
-
Rastreabilidade do material
Todo material processado na Unistéril recebe um código de identificação. Essa prática proporciona:
- Rastreabilidade do material on-line;
- Controle de vezes em que o material foi processado, identificando o paciente em que foi usado (número do prontuário médico);
- Controle fácil e seguro do inventário do material processado;
- Controle das informações básicas exigidas pela RE 2.606 da Anvisa, como nome do fabricante e do fornecedor, número de registro na Anvisa, histórico de uso, descarte etc.
-
Prazo de entrega
O know-how e a expertise desenvolvidos ao longo dos anos permitem que os materiais sejam retirados do hospital ou clínica, passem por processamento e sejam devolvidos no prazo máximo de 72 horas. Com isso, o cliente tem a segurança de que seu equipamento ou material estará disponível para utilização no prazo prometido.
Esterilização de materiais por óxido de etileno
Alguns produtos utilizados em exames e estudos hemodinâmicos podem passar, seguramente, por esterilização com óxido de etileno. A particularidade, neste caso, é a composição da maioria desses produtos. Sua constituição não permite a exposição a altas temperaturas. O óxido de etileno atua como agente esterilizante, sem afetar sua composição, preservando suas propriedades.
Confira quais equipamentos e instrumentos podem ser processados com óxido de etileno:
- Cateter diagnóstico;
- Cateter terapêutico;
- Cateter balão;
- Introdutor femoral e radial;
- Manifold;
- Indeflator;
- Fio guia teflonado;
- Fio guia hidrofílico.
O processamento de materiais com a esterilização por óxido de etileno não é recomendado apenas nos casos em que o rótulo trouxer o aviso “PROIBIDO REPROCESSAR” e para os produtos incluídos na lista da negativa da Resolução RE n° 2.605.
Neste artigo, você viu os principais benefícios que sua empresa tem ao contratar os serviços da Unistéril. Conheça melhor nosso processo e como podemos ajudar sua empresa na esterilização de materiais. Clique aqui e receba uma proposta personalizada dos serviços da Unistéril.